Ford e um adeus bilionário: quanto empresa deve gastar para fechar fábricas

O anúncio do fechamento das últimas duas fábricas da Ford no Brasil foi o início de um processo que deve demandar tempo e, principalmente, muito dinheiro. O UOL Carros apurou que a empresa alocou US$ 4,2 bilhões (cerca de R$ 22 bilhões) para o encerramento de suas atividades, que irá em sua maioria para pagar indenizações.

Mas para onde irá tanto dinheiro? O valor total parece ser vultoso, mas é preciso lembrar que a decisão de fechar as fábricas no País mexe com uma cadeia de empresas e empregos que vão muito além dos concessionários e dos funcionários demitidos das fábricas. Na condição de anonimato, fontes que tem conhecimento do assunto e estão associados ao setor disseram como eles acreditam que será divido esse dinheiro.

Nenhuma das fontes quis entrar em cifras ou porcentagens. Porém, todos reforçaram que, pela força coletiva, a maior parte do montante deverá ser divido entre as concessionárias. Na segunda posição estão os empregados. As fábricas de Taubaté (SP) e Camaçari (BA) já tiveram suas operações interrompidas. A planta de Horizonte (CE), onde produz o Troller, ainda está em funcionamento até o fim do ano. O terceiro lugar nos beneficiados pelas indenizações serão os fornecedores de autopeças.

Depois disso a lista contará com fornecedores menores, sejam as empresas de logística que tinham contratos para carregar as peças de Taubaté (SP) para Camaçari (BA), as que eram responsáveis pela distribuição dos carros Brasil afora ou empresas de serviços nas fábricas, como segurança e limpeza. Além disso, a Ford tem questões pendentes com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A empresa norte-americana tem dois contratos de empréstimo abertos no valor de R$ 335 milhões. Além disso, há 30 contratos de financiamentos indiretos.

Do UOL