Ford entra em acordo com Bahia e devolve fábrica de Camaçari

Negociação dá o sinal verde para a chinesa BYD anunciar produção de elétricos na unidade

Está mais perto do fim uma das maiores novelas da história do setor automotivo brasileiro, que não é outra senão o destino da fábrica de Camaçari (BA) na qual operava a Ford. Na tarde de sexta-feira, 11, a montadora se manifestou oficialmente pela primeira vez sobre o assunto, informando, via comunicado, que reverteu a unidade para o governo do estado da Bahia.

Reverteu, e não vendeu, porque a fábrica surgiu de um acordo firmado no início dos anos 2000 que tratava, dentre outras coisas, do fornecimento do terreno e das instalações prediais por parte do governo da Bahia. À montadora, por sua vez, caberia o papel de equipar o espaço com as linhas de produção veicular. Isso não quer dizer que a Ford sairá de graça do espaço onde manteve a produção de modelos icônicos, como o proto-SUV EcoSport, fruto do projeto Amazon.

O comunicado divulgado pela montadora diz que o processo de reversão “prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado”. A Ford fez melhorias no local ao longo dos anos, e quer ser ressarcida por isso. Uma vez nas mãos do governo da Bahia, fica mais claro o destino da fábrica, e aqui chegamos ao que poderá ser o último capítulo da novela Camaçari.

Já é de conhecimento de todos que o governo baiano tem na gaveta um memorando de intenções assinado pela BYD, montadora de origem chinesa que pretende manter uma produção de veículos e baterias na região. Tudo indica que essa produção será feita na unidade ex-Ford, algo que, no entanto, ainda não foi oficializado por nenhuma das partes envolvidas: a Bahia tem o memorando, a BYD confirmou a produção no estado. Falta, portanto, anunciar o local onde serão instaladas as linhas da montadora de elétricos.

Do Automotive Business