Ford Fiesta foi o quarto mais vendido em maio
O primeiro mês de vendas do Ford New Fiesta produzido em São Bernardo do Campo, SP, contribuiu para o desempenho do hatch, quarto mais vendido do mercado brasileiro quando somadas as duas gerações – a nova, do ABC, e a antiga, fabricada em Camaçari, BA. Foram emplacados 11 mil 395 New Fiesta e Fiesta RoCam no mês, volume superado apenas pelos Volkswagen Gol G4 e G5, 19 mil 995 unidades, Fiat Uno e Mille, 18 mil 352 licenciamentos, e Fiat Palio, também acumuladas duas versões, 15 mil 474 emplacamentos.
Ou seja, os quatro mais vendidos do mercado brasileiro têm dois modelos distintos com o mesmo código Renavam. Essa estratégia tem sido adotada com mais frequência pelas fabricantes e é evidenciada no ranking: dos dez mais vendidos apenas três têm apenas um modelo no mercado – Fiat Strada, quinto mais vendido com 11 mil 83 emplacamentos, Chevrolet Onix, oitavo colocado com 10 mil 184 unidades, VW Voyage, décimo colocado, com 8 mil 493 licenciamentos.
O sexto mais vendido, Fiat Siena, acumula emplacamentos da antiga versão e do Grand Siena, 10 mil 748 unidades. Em sétimo está a dupla VW Fox e CrossFox, com 10 mil 627 unidades vendidas, e em nono os Hyundai HB20 e HB20X, com 9 mil 632 licenciamentos.
Dividir as linhas de montagem está prejudicando o desempenho de veículos que outrora apareciam na ponta do ranking. Com a chegada do Onix a Gravataí, RS, as vendas do Celta foram reduzidas pela metade e o modelo agora é apenas o vigésimo-primeiro mais vendido, com 4 mil 390 emplacamentos. O Ka, também feito na fábrica da Ford no bairro do Taboão, em São Bernardo do Campo, SP, foi o quadragésimo-segundo mais vendido em maio, com 1 mil 864 licenciamentos.
Da AutoData