Ford irá diminuir número de modelos no mundo

Allan Mulally, CEO da Ford, afirmou que a fabricante deverá reduzir sua linha de produtos nos próximos anos para apenas duas dezenas de modelos. “Haverá menos de trinta, com tendência de vinte a 25”, disse na segunda-feira, 27, em resposta às perguntas a respeito do futuro da programação de marcas e produtos em discurso na Confederação da Indústria Britânica, em Londres, Inglaterra, de acordo com agência de notícias Bloomberg. “Com menos marcas podemos colocar mais foco na qualidade da engenharia”.

Quando Mulally assumiu a companhia, em 2006, a Ford oferecia 97 modelos. De lá para cá, o portfólio diminuiu com a extinção de alguns produtos e a venda da Volvo, Jaguar, Land Rover e Aston Martin. “Fui absolutamente claro que tínhamos de simplificar a Ford drasticamente”, disse o presidente, em viagem pela Europa antes de visitar o Salão de Paris durante esta semana.
A Ford também simplificou as especificações dos componentes de cada produto. Tanto que as dez versões do Fiesta presentes em todo o mundo compartilham aproximadamente 65% das peças. “A medida contribui com a distribuição, os fornecedores, os colaboradores e os consumidores, que sabem exatamente o que estão recebendo”.

Desde que chegou à Ford, Mulally conclui a venda da Volvo para a Zhejiang Geely por US$ 1,3 bilhões, da Jaguar e Land Rover para a Tata Motors, e da Aston Martin.

A empresa também está descontinuando a linha Mercury na América do Norte, mas planeja colocar mais recursos na marca de luxo Lincoln.

Mulally disse que as perspectivas de vendas da Ford dependem em grande parte da recuperação econômica, depois de recusar ajuda financeira do governo no ano passado. “O importante agora é manter a economia funcionando. Todos os fundamentos dizem que estamos na direção certa.”

Do AutoData