Ford lança dois caminhões negociados com o Sindicato
Em evento realizado ontem na fábrica da Ford, em São Bernardo, a montadora lançou dois novos caminhões extrapesados, o Cargo 2042 e o Cargo 2842, que estavam previstos pelos investimentos negociados entre o Sindicato e a empresa, aprovados pelos trabalhadores.
“Esta é a segunda vez, este ano, que participamos de um evento como este nesta planta”, lembrou o presidente do Sindicato, Rafael Marques, que também esteve no lançamento do New Fiesta, em março.
Para ele, a conquista de novos projetos é fruto do crescimento de consciência crítica e da organização dos trabalhadores. Desenvolvimento“Nós evoluímos e devemos nos orgulhar disso porque estamos trilhando o caminho certo”, disse.
Segundo Rafael, a decisão da montadora de colocar o Brasil na estratégia global de investimentos vem ao encontro das políticas de desenvolvimento do País, como o novo Regime Automotivo.
“A Ford está em sintonia com o Brasil, que quer crescer com desenvolvimento, com respeito aos trabalhadores e respeito à cidadania. Por isso as relações progridem”, afirmou.
Adaptações
Para a produção dos novos caminhões foram necessárias algumas alterações na fábrica para garantir a segurança e deixar adequada a linha aos 700 trabalhadores que atuam na área.
“Tivemos que interferir em quase tudo para garantir que a linha fosse adaptada aos trabalhadores, com novos equipamentos e maquinários”, contou Vagner Batista da Silva, o Vagnão, membro do CSE e responsável pelo setor de caminhões na fábrica.
Vagnão destacou também a participação de desenhistas e engenheiros brasileiros no desenvolvimento do caminhão e dos transportadores aéreos.
Montadora anuncia volta da produção da série F no ABC
No evento de lançamento dos dois novos modelos de caminhão extrapesados, a Ford também anunciou a retomada da produção da série F, na fábrica de São Bernardo, para o primeiro semestre de 2014. Para o relançamento do modelo, a área de engenharia na Ford vem desenvolvendo a aplicação da nova motorização dentro das normas de emissões Euro 5.
Tecnologia
“Este anúncio é muito positivo. Com produção temos garantido os empregos e isso é o que mais interessa para nós”, afirmou o diretor Administrativo do Sindicato e membro do CSE na Ford, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba.
Além disso, o dirigente comemorou a incorporação de mais tecnologia, pesquisa e inovação na fábrica do ABC.
Da Redação