Ford planeja novo automóvel popular para crescer no Brasil

Para presidente da montadora o que falta para a Ford realmente deslanchar no país e aumentar suas vendas é um carro que concorra 100% com esse nicho de mercado

“O Brasil é o centro do mundo.” Foi com essas palavras que o presidente mundial da Ford, Alan Mulally, iniciou a conversa com o Brasil Econômico em Detroit, berço da indústria automotiva mundial.

Para o comandante da segunda maior montadora americana, o mercado brasileiro é fundamental para atingir os planos de resultados positivos em 2011.

“Digo sempre que o Brasil é o centro do mundo porque é um dos mercados que mais cresce. Com os programas de incentivo adotados pelo governo Lula, as vendas foram estimuladas e o país conseguiu sair mais rápido da crise mundial. Por isso é um mercado muito importante para a Ford”, disse Mulally.

Mas o que falta para a Ford realmente deslanchar no país e aumentar suas vendas é um carro realmente popular. O presidente da subsidiária brasileira, Marcos de Oliveira, disse que hoje a montadora tem um modelo que não concorre 100% neste nicho de mercado.

“O Novo Ka, nosso modelo mais barato, ainda não compete com carros de outras marcas porque é considerado um veículo mais jovem e não voltado para a família brasileira. Mas essa foi a opção feita pela companhia lá atrás. Hoje, pensamos que devemos ter um modelo que concorra plenamente neste segmento”, afirma.

No país, a Ford é a quarta maior montadora, atrás de Fiat, Volkswagen e General Motors, e tem uma participação de 10,5% das vendas de veículos. A meta da montadora é chegar a 350 mil unidades comercializadas neste ano.

“O novo popular da Ford ainda é um estudo e isso é um desafio para os nossos engenheiros”, acrescentou Oliveira. O executivo não informou onde o modelo será produzido, mas disse que há possibilidades de ser levado à fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

“Ainda não temos planos fechados, mas se isso se concretizar, São Bernardo é uma grande candidata a levar esse projeto”, afirmou o executivo. Na unidade do ABC, a Ford produz caminhões, o Novo Ka e a picape Courrier.

A fábrica, a mais antiga da montadora no país, trabalha em um único turno de produção e, por isso, tem espaço para mais uma linha de montagem.

“Temos capacidade ociosa em São Bernardo do Campo diferentemente de Camaçari, na Bahia, que trabalha em três turnos de produção e está perto do limite”, afirmou Oliveira.

Discípulo
O presidente da Ford no Brasil e na América do Sul segue corretamente a cartilha do seu chefe, Alan Mulally.

Oliveira acrescentou que as vendas na região são fundamentais para que a montadora consiga atingir as metas financeiras de seu plano de recuperação, o One Ford.

“O bom desempenho da Ford no Brasil e também na América do Sul, será um dos fatores que levará a Ford novamente ao lucro financeiro”, disse Oliveira.

Desde que assumiu a montadora em 2006, depois de ter recuperado a também americana Boeing, Mulally implantou uma meta de redução de custos operacionais e aumento dos ganhos financeiros na montadora.

“O One Ford é uma filosofia de trabalho que vai proporcionar uma Ford realmente global, com mais sinergias entre as fábricas pelo mundo e com isso menos custos operacionais. A primeira coisa que fizemos foi priorizar a marca Ford em todos os mercados em que atuamos”, disse.

Antes do plano, a montadora contava com sete marcas e 97 modelos, ele conta. Hoje, com somente quatro marcas, a montadora tem em seu catálogo 20 veículos.

“Pode imaginar a redução de complexidade e como isso impacta em nossos custos? E nem por isso deixamos de ter uma família completa de carros no mundo”, afirmou o executivo.

Segundo ele, somente com a adoção do plano de recuperação, a Ford conseguiu uma redução nos custos operacionais em US$ 12 bilhões.

Mulally diz acreditar que com o plano, já neste ano, a Ford apresentará crescimento nos resultados financeiros ficando muito próximo do lucro.

“Crescemos agora e em 2011 chegaremos ao azul. E é uma perspectiva conservadora.” O executivo acrescentou que no segundo trimestre deste ano a montadora teve lucro operacional pelo quinto trimestre consecutivo.

“O One Ford já coloca a empresa em rota lucrativa.”