Ford quer encerrar 2010 com 100 lojas na China

Fabricante norte-americana tem parceria com a Chana Motors e a Mazda. Com três novas fábricas, marca elevará produção para 300 mil unidades.

Ford está reforçando sua presença na China, onde deve encerrar o ano com a inauguração de 100 revendas de carros. A montadora informa que já inaugurou 66 concessionárias, dentro de um plano de fechar 2010 com 340 pontos de atendimento em vendas e assistência em todo o país.

Segundo nota da montadora, a expansão busca o mercado de cidades do oeste chinês, onde se prevê o maior crescimento no futuro. A Ford tem na China uma joint venture com a Chana Motors e a Mazda e já começou a construir duas unidades industriais – uma para montar veículos e outra para produzir motores – em Chongqing, na região central do país.

A montadora americana também ergue uma fábrica em Nanchang (Sudeste chinês) em parceria com a Jiangling Motors (JMC). A capacidade de produção da unidade – que consumirá investimentos de US$ 300 milhões – será de 300 mil veículos comerciais leves por ano, incluindo o modelo Ford Transit.
A companhia toca desde 2006 um programa de investimento de US$ 4 bilhões na região Ásia-Pacífico e África, onde prevê alcançar vendas de 50 milhões de unidades até 2020, frente a 16 milhões de veículos no ano passado. Austrália, China, Índia, Tailândia e África do Sul compõem a região.

Só na Índia, a Ford investiu US$ 500 milhões neste ano, com o objetivo de dobrar a capacidade de produção no país.

Na Tailândia, a empresa está investindo US$ 450 milhões na construção de uma nova fábrica, cuja conclusão está prevista para 2012. Além disso, a Ford, em conjunto com a Mazda, anunciou um investimento de US$ 350 milhões para apoiar a produção de picapes em uma joint venture na Tailândia.

Do G1