Ford se diz satisfeita com Brasil só como polo de engenharia, mas não descarta voltar a produzir no país
CEO para América Latina destaca que decisão da Ford de parar de produzir no país ‘não teve a ver com o Brasil’
Quatro anos após deixar de produzir em solo brasileiro, a Ford se diz satisfeita com a decisão, todavia não descarta uma volta no futuro. Isso, a depender do posicionamento estratégico da empresa, dado que a decisão de parar a produção no Brasil não teve a ver com condições econômicas. “Nossa escolha [de parar de produzir] não teve a ver com Brasil, então nós não descartamos nenhum cenário, que seja ele de voltar a produzir”, afirma o CEO da Ford para a América do Sul, Martín Galdeano.
Atualmente o Brasil segue como o mercado mais relevante para a montadora na América Latina, representando mais de 50% do faturamento da companhia. Os carros são importados de países vizinhos onde a companhia ainda mantém fábricas. Por aqui, o foco passou a ser estratégico e voltado à tecnologia, com 1,5 mil engenheiros empregados no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia e no Campo de Provas, localizados em Camaçari (BA) e Tatuí (SP), respectivamente.
No centro de desenvolvimento, 85% do tempo é dedicado ao desenvolvimento de projetos globais, o que faz com que a tecnologia desenvolvida no Brasil represente cerca de 35% das funcionalidades presentes nos carros da Ford no mundo todo. Em 2024 essa atividade gerou uma receita de mais de R$ 500 milhões em 2024, sendo uma unidade de negócio ‘autossustentável e rentável’, segundo a gestão.
“Nós não só estamos satisfeitos, mas esse é um dos grandes orgulhos, ter esse time que é responsável pela engenharia e que representa uma parte muito importante da engenharia da Ford no mundo”, diz Martín Galdeano. Há anos a companhia não fabrica mais carros de entrada e modelos mais populares, como o Fiesta, que saiu de linha em 2019. A toada faz parte de um redesenho na operação da empresa, que passou a focar nos segmentos onde considera tem expertise: SUVs, picapes, veículos comerciais e ícones.
Do Motor Show