Ford vai realizar novas demissões na Europa

Montadora passa por profundo plano de reestruturação na região

A Ford pretende realizar novas demissões em suas subsidiárias na Alemanha, Espanha e Reino Unido. Segundo Benjamin Gruschka, diretor do conselho operacional da planta da Ford em Colônia, na Alemanha, ainda não se sabe quantos empregos serão cortados. O executivo afirmou que uma decisão deve ser tomada até o fim de junho.

Até o momento, a marca já realizou metade das 2.300 demissões previstas em solo alemão: o número de funcionários caiu para 13 mil colaboradores. No ano passado, a Ford disse que demitiria 3.800 pessoas na Europa como forma de migrar sua produção para carros elétricos, que demandam um menor número de profissionais na linha de montagem. No começo do mês, a empresa revelou que poderia cortar até 1.600 empregos em sua fábrica em Valência, na Espanha.

A medida é um dos pilares centrais do plano de reestruturação da empresa na Europa. Nos últimos meses, a Ford decidiu encerrar a produção de modelos tradicionais que apresentavam vendas pífias na Europa, como Focus e Fiesta. Em vez disso, a marca decidiu concentrar esforços nos SUVs, carros elétricos e veículos comerciais.

As vendas de automóveis de passeio da Ford caíram 15% na União Europeia e Reino Unido nos quatro primeiros meses de 2024, de acordo com números da associação de fabricantes do continente, a ACEA. Com isso, a participação de mercado da empresa nestes mercados caiu de 4,3% para 3,4%.

Do Automotive Business´