Formação: compromisso do participante
O Sindicato tem realizado nos últimos anos um significativo investimento na formação de dirigentes e militantes. Com essa iniciativa, procura preparar seus quadros para uma melhor atuação na fábrica e na sociedade. O sucesso do empreendimento, no entanto, depende de uma série de fatores.
Um deles está relacionado com a forma como se faz a inscrição dos participantes. Uma boa divulgação pode evitar que um militante ou dirigente se inscreva num curso sem conhecer exatamente os objetivos que se pretende alcançar com essa iniciativa de formação.
Ele precisa saber para quê o Sindicato está promovendo a atividade e o que ele quer do curso. Ao se inscrever, deve prestar atenção aos conteúdos que serão abordados ao longo de um percurso formativo que pode durar mais de um ano.
Do mesmo modo, deve ter consciência que deverá participar de 12 horas de atividades em sala de aula todo mês, envolvendo uma sexta-feira inteira (8 horas) e a manhã do sábado (4 horas).
E prestar atenção ao fato de que, entre uma atividade e outra, deve se reunir em círculos de estudo com colegas para debater questões e se preparar para a próxima atividade em sala de aula. Na mesma linha, é importante levar em conta que terá que ler textos e levantar informações na fábrica ou no bairro em que mora.
Essas condições são fundamentais ao sucesso do empreendimento. O compromisso do participante com essas atividades é visto como contrapartida ao investimento que o Sindicato faz na sua formação.
Neste mês, preste atenção na divulgação do Plano de Formação do Sindicato e escolha cuidadosamente o curso que quer fazer!
Departamento de Formação