Formação: construir democraticamente o conhecimento

Essa semana começam as inscrições para os cursos realizados pelo Departamento de Formação do Sindicato e as vagas são divididas por região para que se garanta uma participação democrática em toda a categoria. Metalúrgicos e metalúrgicas interessados devem procurar seus representantes nas fábricas.
A participação em um curso de formação não se dá somente pela presença. O processo formativo acontece porque um conjunto de fatores se desenvolve de forma sincronizada e o sucesso é resultado da contribuição de todos os envolvidos: participantes, sindicato e equipe de formação. A formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC não segue a fórmula da educação burocrática cheia de conteúdos e avaliações que desconsideram a realidade dos trabalhadores.
A composição do grupo é importante para que se garanta a diversidade de experiências; por isso, a contribuição de companheiros e companheiras de diferentes fábricas e regiões é fundamental. O enriquecimento dos encontros é maior à medida que o trabalhador está sempre presente com suas opiniões, dúvidas e, principalmente, seus relatos pessoais, respeitando e sendo respeitado pelos colegas.
O compromisso com a autoformação é o compromisso com a categoria. Compromisso com a qualidade nas negociações, com a comunicação com a categoria, com a nossa autoestima. Companheiro empenhado em sua formação é companheiro comprometido com a luta.
O 6º Congresso, mais uma vez, reafirmou a importância de formar e se formar, entendendo que uma boa preparação reflete diretamente nas conquistas por melhores condições de trabalho.
Portanto, participem das atividades de formação convictos de que o conhecimento só é construído com a interferência de todos.

Departamento de Formação