Formação: cursos irão qualificar as ações sindicais

Estão abertas as inscrições aos seis cursos que serão realizados neste segundo semestre pelo Departamento de Formação do Sindicato no Centro Celso Daniel

O investimento na formação de dirigentes e militantes é uma decisão de nosso 6º Congresso. “Essa preparação é fundamental para qualificar a ação sindical no local de trabalho e a atuação nos bairros”, disse José Paulo Nogueira, diretor de Organização do Sindicato.

Outros cursos semestrais estão sendo preparados para os próximos anos. As inscrições devem ser feitas junto aos representantes sindicais, membros dos Comitês Sindicais, do SUR e das Comissões de Fábrica.

Os cursos, seus objetivos e quando ocorrerão
Formação de formadores

Preparar novos dirigentes na função de dirigente formador, para dar aulas nos cursos de Sindicato e Cidadania e participar de outras atividades de formação. O curso é destinado àqueles que já participaram do curso de formação sindical básica.

De julho a novembro, com encontros às quintas e sextas feiras na segunda semana do mês, das 9h às 18h.

Sindicato na fábrica

Aprofundar o conhecimento em negociação coletiva e em organização no local do trabalho a partir de conhecimentos sobre a fábrica, a cadeia produtiva e as diferentes formas de gestão.

De agosto a novembro, com encontros às quintas e sextas feiras da quarta semana do mês, das 9h às 18h.

Organização no local do trabalho

Formação para o dirigente desenvolver sua ação na fábrica. Para membros do CSE e militantes.

De julho a novembro, às terças e sextas feiras da terceira semana do mês, das 9h às 18h.

Economia

Aprofundar o debate sobre a crise do capitalismo e sobre o modelo de desenvolvimento que temos e aquele que queremos. Para membros da direção plena do Sindicato.

Seis palestras aos sábados, cada qual com quatro horas de duração.

Comunicação e expressão
Exercício de expressão corporal e verbal, leitura e interpretação de textos, debate sobre a grande imprensa e a produção de notícias e incentivo à produção cultural por meio da criação de textos. Para membros do CSE e militantes.

De julho a dezembro, num total de 38 encontros às segundas e quartas feiras, das 18h às 21h.

Sociedade vista através do cinema

Uso de novas linguagens para debater temas da prática sindical, conhecer a linguagem do cinema e seus recursos e reconhecer a sociedade à luz do cinema. Para dirigentes e militantes interessados no tema.

De julho a dezembro, com encontro mensal de 4 horas de duração.

Da Redação