“Formação é fundamental na construção da consciência crítica”, diz Rafael

Na última sexta-feira, dia 26, o Sindicato assinou convênio com a Fundação Perseu Abramo e com a Escola do Dieese, para o Projeto de Formação Política dos Metalúrgicos do ABC.

“Esse projeto vem ao encontro do que foi decidido no 8º Congresso da categoria e contempla uma das quatro diretrizes que norteiam as ações da Diretoria, no eixo Educação”, ressaltou o diretor de Organização, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho.

Os outros eixos de atuação do Sindicato são Tra­balho, Cidadania e Comunicação.

O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Mar­ques, afirmou que o projeto desperta o debate sobre a realidade brasileira e auxilia na construção de novos caminhos.

“Não vamos ficar calados para defender o Brasil que construímos”, disse.

Rafael ressaltou que muitas vezes as pessoas que, hoje, estão falando mal do País e têm dúvidas, têm uma casa financiada pelo Minha Casa Minha Vida ou uma geladeira ou um fogão novos, têm filhos na universidade pelo Prouni ou no Fies, têm um carro financiado em 60 meses, resultado do crescimento do mercado interno e tinha uma dívida no cheque espe­cial impagável, com 15% de juros ao mês e transferiu para o crédito consignado com taxa de 1,5%.

“Não podemos deixar as pessoas aprisionadas por um espetáculo midiático e a formação é fundamental na construção da consciência crítica”, completou o presidente.

Também foi assinado um protocolo de intenções para futuros cursos entre Sesi e a Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”.

 

“Temos que prepa­rar o Brasil para uma expectativa de vida de 100 anos e para uma nova classe trabalhado­ra, onde o valor das mercadorias está associado, principalmente, ao conhecimento”, Márcio Pochmann – presidente da Fundação Perseu Abramo

“A ideologia da classe domi­nante, do individu­alismo, permanecesse na cultura do Brasil e isso é um erro. Por isso, esse projeto com objetivo de autonomia a cada pessoa, para enxergar a realidade com olhar crítico, merece todo o nosso apoio”, Gilberto Carvalho, presidente do Conselho Nacional do Sesi

“A socieda­de do bem estar, a busca pela qualidade de vida e a sustentabili­dade ambiental são ideais comuns. A nossa diferença é que queremos esses ideais para todos e as classes dominantes querem apenas para alguns”, Clemente Ganz, diretor técnico do Dieese

Da Redação.