Formação profissional é desafio para a categoria

Sérgio Nobre quer investimentos em formação profissional


Foto: Raquel Camargo / SMABC

Em palestra feita nesta terça-feira no Curso de formação de dirigentes do Sindicato, o presi­dente Sérgio Nobre voltou a alertar que um dos maiores desafios para os metalúrgicos do ABC, hoje, é ga­rantir a realização de investimentos para a criação de empregos de qualidade e para o avanço tecnológico das empresas.

“A globalização produziu uma divisão internacional do traba­lho que deixa para os países emergentes os piores empregos, en­quanto o trabalho qua­lificado fica com as eco­nomias desenvolvidas”, explicou Sérgio Nobre.

“Isto acontece por­que os países avançados produzem equipamen­tos com alta tecnologia e deixam para a indústria no Brasil e América La­tina, por exemplo, o que não mais lhe interessa fabricar. Isto é, equipa­mentos com baixa tec­nologia, que agridem a saúde e o meio ambien­te e empregos mal remu­nerados”, prosseguiu o presidente do Sindicato.

Por isso, mais uma vez ele defendeu que os metalúrgicos do ABC definam um pla­no de ação que priorize a formação profissio­nal e assegure o acesso dos trabalhadores ao ensino superior. As­sim, teriam condições de atrair e atuar em empresas de ponta.

Ao mesmo tempo, o dirigente quer o Sindi­cato aliado a parceiros que possam contribuir para trazer ao ABC em­presas que produzem com alta tecnolo­gia. Como exemplo, ci­tou o caso da união com a Prefei­tura de São Bernardo para a produção de aviões na cidade e a par­ticipação de empresas da base na construção do trem ba­la que liga­rá São Paulo ao Rio de Ja­neiro.

Tam­bém assegu­rar o desen­volvimento e a produção de novos modelos de veículos em nossas montado­ras, que hoje são dis­putados por diversos países no mundo. Elas abririam as vagas para a categoria, já melhor preparada, trabalhar.

“Vamos brigar por empregos de qualida­de, criativos e bem re­munerados e que asse­gurem à categoria um espaço privilegiado na produção de bens de alta tecnologia”, con­cluiu Sérgio Nobre.

Curso é para todos os membros dos CSEs
O Departamen­to de Formação vai fornecer o curso de formação de dirigen­tes aos integrantes dos 89 Comitês Sin­dicais de Empresas eleitos este ano e que representam cerca de 80% da categoria.

Seu objetivo é criar um espaço de debate e de refle­xão onde os par­ticipantes possam opinar e contribuir com propostas para o projeto político do Sindicato.

O Departamen­to de Formação es­pera que estas dis­cussões preparem os dirigentes para o próximo congresso da categoria, pre­visto para o final de 2011.

Da Redação