Formação Profissional na Panex: Curso tem conteúdo negociado pelo Sindicato
Neste sábado, às 17h30, no Centro de Formação Celso Daniel, 65 companheiros e companheiras na Panex, em São Bernardo, recebem o certificado de conclusão do curso de Formação Profissional Negociada, montado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT, a Coordenação de Projetos de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPE/UFRJ) e pelo Sindicato.
O diretor-executivo Francisco Duarte de Lima, o Alemão, um dos responsáveis pela iniciativa, conta que a idéia de unir o conhecimento de professores e de trabalhadores surgiu na CNM em 1997 e a primeira empresa a concordar com as aulas foi a Panex em 1999.
“O passo seguinte foi saber que curso o pessoal queria de fato fazer, e com qual conteúdo. Con-cluímos que o foco básico devia ser a formação técnica gerencial de todo o processo de transformação ba-seado no mundo do trabalho, além da gestão e controle do processo produtivo”, explica Alemão.
Assim as aulas tiveram como pano de fundo a reestruturação produtiva (kanban, just-in-time e outros processos) para explicar como fazer o contraponto às modificações tecnológicas introduzidas no mundo do trabalho nos últimos anos.
Para dar consistência teórica ao curso forma convidados para algumas aulas especialistas como o advogado Davi Furtado Meirelles, coordenador do Departamento Jurídico, e Théo de Oliveira, coordenador do Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato.