Formação Sindical: prioridades para os próximos anos

Nas oficinas realizadas para avaliar o trabalho realizado no último período (2000 -2002) também têm sido debatidos os desafios que o Sindicato enfrentará nos próximos anos. Esse debate nos tem dado elementos para começarmos a discutir as diretrizes e prioridades da formação sindical, processo que envolverá um amplo debate com a categoria ao longo do processo congressual.

Com o objetivo de subsidiar esse debate, o Departamento de Formação está consolidando num texto elementos que julgamos essenciais para a definição da política de formação sindical a ser desenvolvida pelo SMABC. Entre esses elementos, destacam-se:

A importância de refletir sobre os desafios do novo momento histórico.

A vitória do PT nas eleições presidenciais tem um significado que certamente marcará a história da sociedade brasileira, desde já chamada para participar das principais decisões (pacto social) e do debate sobre o futuro do País.

No centro deste debate estarão temas que afetam a maioria da população excluída (combate à fome e ao desemprego, reforma agrária) ou que dizem respeito ao movimento sindical (mudanças na estrutura sindical e nas relações de trabalho) e que poderão redesenhar seu perfil e selar seu destino. Por sua tradição histórica, espera-se do SMABC um papel destacado neste debate e uma contribuição significativa no encaminhamento de questões que não se limitam ao campo sindical.

Consolidar iniciativas, ampliar sua abrangência e priorizar setores mais frágeis.

O êxito do trabalho realizado nos últimos anos aponta para uma demanda crescente, seja pela necessidade de atingir públicos mais amplos, seja pela importância de oferecer um leque mais diversificado de oportunidades para militantes e dirigentes.

Setores mais frágeis da cadeia produtiva, onde os desafios sindicais são maiores, deverão ter prioridade.

Na próxima semana estaremos falando de outras questões que, ao lado das duas anteriores, deverão balizar o debate e definir os rumos da formação sindical a ser desenvolvida pelo Sindicato.