Fornecedores do setor automotivo investem no interior de São Paulo

Enquanto a indústria em geral reclama da falta de competitividade brasileira o Interior paulista recebeu, de uma só vez, três boas notícias diretamente relacionadas ao setor automotivo na terça-feira, 14: a BorgWarner escolheu Itatiba para sediar nova fábrica e centro de engenharia e a Autoliv, em Taubaté, e a Dana, em Sorocaba, ampliarão suas instalações produtivas nestes municípios.

A unidade da BorgWarner em Barão Geraldo, bairro de Campinas, SP, ficou pequena demais para as ambições futuras do grupo no Brasil. Em 2010 saíram das linhas 300 mil turbocompressores e 270 mil embreagens viscosas e ventiladores, volume que deverá ser ampliado em 15% neste ano. Já no limite físico da planta, a empresa buscou a cerca de quarenta quilômetros terreno de 100 mil m2 para sua nova unidade fabril e centro de engenharia.

Segundo a fabricante, que revelará à imprensa outros pormenores do investimento na terça-feira, 21, um quinto do terreno será ocupado com área construída na primeira fase da unidade, suficiente para atender todos os clientes sul-americanos da empresa nos mercados de equipamento original e de reposição. Dezembro de 2012 é a data prevista para o início das atividades no local.

A Dana, por sua vez, afirmou que investirá em Sorocaba US$ 150 milhões, maior aporte já realizado pela companhia fora da matriz, nos Estados Unidos. De acordo com protocolo de intenções assinado pelo presidente Harro Burmann com a prefeitura a planta ganhará linhas de eixos dianteiros médios e pesados para veículos comerciais.

A sinergia dos componentes e sistemas ali produzidos com as novas linhas foi decisiva para a escolha da unidade, que deverá iniciar a produção dos novos componentes já no segundo semestre. A Dana se tornará, segundo Burmann, único fornecedor de sistemas completos de driveline – eixos dianteiro e traseiro, cardans, diferencial e componentes de suspensão – de toda a América do Sul, inteiramente produzidos no Brasil.

“Já somos líderes nacionais na produção de eixos leves, diferenciais e cardans. Com o novo negócio nos transformaremos nos maiores fornecedores de eixos médios e pesados e sistemas completos de driveline da região.”

Enquanto isso a Autoliv, fabricante de sistemas de segurança veicular e de direção de origem sueca, prepara investimento de US$ 9 milhões para duplicar a produção de volantes em Taubaté, de olho no mercado de veículos leves que, segundo seus cálculos, deverá crescer 25% nos próximos três anos. Após a expansão sairão das linhas mais de um milhão de unidades por ano, segundo o The Wall Street Journal.

A fábrica conta com 77 trabalhadores e deve aumentar sua força de trabalho para cem funcionários para atingir o novo nível de capacidade. Recentemente a Autoliv anunciou a produção local de equipamento para inflar air bags – o sistema passará a ser obrigatório em todos os veículos novos vendidos no Brasil a partir de 2014.

Da Autodata