Fórum da Indústria do ABC discute elaboração do Pacto Regional
O Fórum da Indústria do ABC iniciou as discussões sobre a elaboração do Pacto Regional em defesa da retomada do setor nas sete cidades da região. Organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, que tem como presidente o diretor executivo do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, o Fórum realizou reuniões e encontros com o objetivo de aprofundar o tema.
No último dia 21, a Agência se reuniu com representantes das prefeituras para inserir novos setores da economia nas discussões. Já no dia 14, a segunda reunião do Fórum foi realizada na Universidade São Judas Tadeu, em São Bernardo, e contou com a participação de cerca de 60 representantes dos setores público e privado. Aroaldo apresentou os pontos iniciais que serão formalizados pelos atores da região.
“Além de manter esse fórum permanente, um dos esforços é desenhar um pacto regional, formado pelas iniciativas de cada setor, buscando manter a pujança da indústria da região, indo contra esse desmonte que vemos atualmente. Entre os mais diversos itens do pacto, vamos fortalecer o sistema regional de inovação, unindo o desenvolvimento sustentável, tanto no espaço público quanto no privado. A indústria tem capacidade e espaço de desenvolvimento e precisamos ir além das parcerias pontuais e organizar de fato, tornando a região referência”, afirmou.
Lançado em maio durante o evento “Futuro da Indústria no ABC” e organizado pela Agência, o Fórum tem por objetivo pautar ações dos governos municipal, estadual e federal na região.
Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.