Fórum da Indústria do ABC discutirá com o governo do estado futuro do setor
O diretor executivo do Sindicato e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, esteve com a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, Zeina Latif, no dia 9 deste mês, para apresentar o resultado do Seminário ‘Futuro da Indústria no ABC’, realizado em maio, na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) do qual a secretária participou da abertura.
O principal encaminhamento é a criação do ‘Fórum da Indústria do ABC’, que tem em sua composição as prefeituras, sindicatos, empresas, associações comerciais e industriais, universidades, o Sebrae, além da Agência de Desenvolvimento e do Consórcio Intermunicipal do ABC.
No encontro, a secretária aceitou o convite, feito pelo dirigente, para que o governo do estado integre o grupo. As atividades do Fórum começam oficialmente na manhã de hoje, em uma reunião no Senac de Santo André.
“A participação do governo do estado é de extrema importância porque muitos dos temas não serão discutidos somente pelos atores regionais, muitas dessas pautas são de competência do governo do estado e outras do governo federal. Por isso, a necessidade da participação efetiva do governo no Fórum”, destacou Aroaldo.
Também foram apresentados como resultado do Seminário, o encaminhamento aos encontros setoriais necessários para realizar um processo de escuta com cada setor e um pacto regional pela indústria no ABC.
“Outros dois temas relevantes que tratamos foi o processo de organização de um ecossistema regional de inovação, que está sendo alinhado com as universidades, e a necessidade de evoluir nos arranjos produtivos locais”, completou.
ExpoSec 2022
Nos dias 7, 8 e 9 de junho ocorreu em São Paulo a Exposec – Feira Internacional de Segurança. O diretor dos Metalúrgicos do ABC apresentou no evento um painel com o tema ‘Grande ABC Tecnologia e Desenvolvimento Regional’. “Nosso foco foi destacar como o ABC vai se conectar com o Programa Nacional de Inovação que abre caminhos para discutirmos o futuro da indústria, da saúde e das cidades”, explicou.