Fórum Social é aberto com apelo à paz

Milhares de pessoas lotaram o largo do Glênio Peres, em frente ao mercado público central, no centro de Porto Alegre, ontem, onde pouco depois das 18h saiu a marcha de abertura do 3º Fórum Social Mundial. Delegações de vários países estavam presentes, algumas utilizando máscaras. Muitas bandeiras pedindo a paz mundial eram agitadas no meio da multidão. A manhã chuvosa deu lugar a um sol brilhante na tarde da capital gaucha.

Lula em Davos: “Vou mostrar que um outro mundo é possível” – “Depois de participar, pela terceira vez, do Fórum Mundial em Porto Alegre, vou a Davos para mostrar que um outro mundo é possível. Davos precisa ouvir Porto Alegre”, afirmou ontem o presidente Lula, antes de viajar para a capital gaúcha.

Ele explicou o motivo que o leva a comparecer ao Fórum Social Mundial, na capital gaúcha, e ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça: “Do mesmo modo que é necessário um novo contrato social no Brasil, é preciso um pacto mundial que diminua a distância entre os países ricos e os países pobres”.

A ida de Lula a Davos é criticada por parte de setores do PT e de ONGs (Organizações Não-Governamentais) que cuidam da organização do Fórum Social.