Fórum Social Mundial recebe e Fórum Econômico homenageia Lula
Em Davos, no evento econômico, o presidente da República receberá o prêmio Personalidade do Ano
O presidente Lula deverá participar do Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre, no dia 26, e, em seguida, dia 29, seguir para o Fórum Econômico Mundial, em Davos. De acordo com a assessoria da Presidência da República e com os organizadores do FSM, Lula iria apenas para Porto Alegre, no dia 28, mas foi informado de que receberá uma homenagem de “personalidade do ano” em Davos, e não poderá faltar.
A organização do FSM convidou também outros presidentes latinos, como Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Corrêa (Equador), Fernando Lugo (Paraguai) e o presidente eleito do Uruguai, José “Pepe” Mujica, para os debates do Seminário Internacional, no dia 28. Com a mudança na agenda de Lula, que recepcionaria os outros presidentes, a agenda poderá ser modificada.
Os pré-candidatos presidenciais Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV), Ciro Gomes (PSB) e Heloísa Helena (PSOL) também foram convidados pelas organizações que integram o FSM. Apenas o governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB, José Serra, não recebeu convite. O PSDB e seu aliado DEM nunca foram convidados para uma edição do FSM. As organizações argumentam que eles defendem o projeto neoliberal, antítese do Fórum, e se assemelham mais ao plano de Davos.
A 10ª Edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre será a primeira de 27 edições espalhadas pelo mundo ao longo do ano. O evento na capital gaúcha será apenas comemorativo e deverá reunir no máximo 30.000 pessoas. A última edição, em Belém (PA), reuniu 150.000 participantes. Em 2010, no entanto, o FSM será descentralizado. Em Porto Alegre, o objetivo é debater o papel do Fórum na política mundial e planejar seu futuro. A próxima edição centralizada será em Dacar, no Senegal, em janeiro de 2011.
O Portal de Notcias da Globo