Forum Social Mundial: Sindicato vai participar

O desafio do 3º Fórum Social Mundial, que começa amanhã em Porto Alegre, será apresentar propostas alternativas que iniciem um processo de transformação do mundo atual.

Até o dia 27, Porto Alegre vai reunir cerca de 100 mil pessoas em onze conferências, 32 painéis com movimentos sociais e discutir temas em contraponto ao Fórum Econômico de Davos, programado para o mesmo período, na Suíça. Porto Alegre é um espaço aberto à reflexão, ao debate, à formulação de propostas da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo.

Regionalidade – Pela segunda vez consecutiva, o Sindicato fará conferências em Porto Alegre. Seis membros da diretoria foram escalados para participar de atividades.

A primeira é sobre regionalidade, onde o Sindicato apresentará experiências da Câmara Regional ABC; e outra conferência vai discutir estrutura e liberdade sindical no Brasil.

Lula irá aos Fóruns – O presidente Lula está disposto a participar de todos os fóruns e encontros internacionais onde tenha espaço para defender os interesses do Brasil, e debater questões mundiais.

Ele considera que deve estar presente em todos os fóruns que lhe permitam “expressar o seu ponto de vista a favor dos projetos econômicos e sociais que visem diminuir a distância entre os países ricos e os países pobres”. A declaração do presidente veio em resposta às críticas de que, ao participar tanto do Fórum Social Mundial, quanto de Davos, estaria cometendo uma incoerência já que os encontros são rivais.

O Fórum Econômico Mundial foi criado há mais de 30 anos para discutir os interesses das grandes empresas e bancos multinacionais e a globalização conforme o interesse dos capitalistas.