Fórum Social quer Conselho Regional de Saúde no ABC

O diretor executivo do Sindicato e membro do Fórum, Carlos Alberto Gonçalves, o Krica, explicou que o objetivo do Conselho será debater políticas públicas comuns na área da saúde em toda a região


O ABC precisa de um Conselho Regional de Saúde. A reivindicação é do Fórum Social do ABC, que reuniu na semana passada, em Mauá, membros dos Conselhos Municipais de Saúde e representantes da sociedade civil para discutir o SUS na região.

Diretor executivo do Sindicato e membro do Fórum, Carlos Alberto Gonçalves, o Krica (foto), explicou que o objetivo do Conselho será debater políticas públicas comuns na área da saúde em toda a região.

“As cidades apresentam problemas iguais e dificilmente encontrarão sozinhas as saídas para melhorar o atendimento da população”, afirmou.

Agenda única
O dirigente cita como exemplo o Hospital Nardini, de Mauá, que por falta de atenção do Estado atende precariamente. “Esse não é um problema apenas dos moradores daquela cidade, porque se eles não encontram atendimento lá, vão buscar o serviço em outros municípios”.

Krica destacou que a criação do Conselho é uma das primeiras iniciativas do Fórum Social do ABC, que surgiu no final do ano passado para dar unidade aos movimentos sociais na região.
“A força isolada de alguma entidade que luta por melhoria na saúde é pequena. Mas, quando juntamos todas e unificamos o discurso e as agendas, potencializamos a ação do movimento social”, finaliza.