Foton espera concluir construção de fábrica no Brasil em dois anos

Estimativa do CEO Márcio Vita está atrelada ao ganho de volume de vendas de caminhões no País

Ainda que o momento econômico seja desfavorável, a Foton Aumark garante que não desistiu de estabelecer a sua própria fábrica no Brasil. A empresa, importadora oficial da fabricante chinesa de caminhões Foton (Beiqi Foton Motor Group), espera concluir a construção de sua instalação no País em até dois anos. A afirmação foi feita pelo CEO da empresa, Márcio Vita, na quarta-feira, 2, durante o lançamento da linha de caminhões Aumark S para o mercado brasileiro.

Desde 2010, quando iniciou sua atuação por aqui com a importação dos veículos, a companhia planeja ter sua própria linha de produção. O local foi definido em 2013, um terreno na cidade de Guaíba (RS), mas o plano de construção foi adiado várias vezes por causa de crises e inviabilidade econômica no Brasil. Segundo Vita, a ideia inicial era atuar com a própria operação em meados da década passada, mas os planos foram paralisados por causa da forte crise que abalou o País a partir de 2014-2015.

Ele conta que apesar disso, continuou em constantes diálogos com os parceiros na China, que segundo o executivo, sempre demonstraram “clara e inequívoca confiança no Brasil”. Se a fábrica própria da Foton no Brasil se tornar realidade, a Foton Aumark será a primeira subsidiária independente da marca chinesa – embora já seja considerada a quinta unidade industrial fora da China. A marca conta com unidades fabris na Tailândia, Vietnã e no Quênia, enquanto a unidade da Argélia está em fase de construção.

Atualmente, a Foton aluga uma área dentro da fábrica da Gefco em Guaíba (RS), próximo ao terreno onde quer erguer sua própria fábrica. A operação iniciou em abril deste ano e é a responsável por montar o modelo leve Minitruck de 3.5 toneladas em sistema de CKD, kits que são trazidos pré-montados da China. De 2016 até o ano passado, a Foton montava seus caminhões em um espaço alugado na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul (RS).

Do Automotive Business