Foton expande produção em Caxias do Sul e busca ampliar nacionalização
Desde março a Foton ocupa parte da fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, RS, para montar os caminhões leves Aumark S 315 e S 121. Sua linha, própria e independente, monta quatro veículos por dia, que chegam desmontados da China: a eles alguns itens produzidos no Brasil são agregados. Segundo o diretor de operações, Fábio Pontes, o índice de conteúdo local já chega à 15% e a ideia é crescer bastante até o ano que vem:
“Nosso objetivo é exportar os caminhões do Brasil para outros países da América Latina e, para isto, precisamos chegar a 40% de conteúdo local. Outra razão para avançar na nacionalização é para que nossos clientes possam utilizar o financiamento via Finame, que exige cerca de 65% de conteúdo local”.
A Foton compra no Brasil itens como pneus, bateria, filtros e tanque de combustível, que são peças tratadas como de prateleira. Outras, como eixos e sistemas de freios, estão sendo analisadas pelas equipes de desenvolvimento do Brasil e da China para serem localizadas no futuro. Em paralelo a empresa trabalha para que o volume diário de produção salte de quatro para sete unidades por dia até novembro, com a adição de mais dois caminhões, os Aumark S 715 e o S 916.
Dessa forma a Foton espera encerrar 2025 montando todos os seus modelos de 3,5 a 12 toneladas no País e adicionar a primeira configuração de um modelo médio na linha, o Auman 1722, até dezembro. Inicialmente todos os modelos serão montados na mesma linha, desenvolvida pela Foton com fornecedores nacionais. A partir do segundo semestre começará um trabalho para ampliar a capacidade produtiva, com a instalação de uma segunda linha que permitirá dividir a produção, algo previsto apenas para 2026.
Da AutoData