França abre as portas para fábrica da BYD no país

Governo francês acena positivamente à indústria chinesa, que quer fabricar carros elétricos no Velho Continente

O governo da França se mostrou receptivo à eventual construção de uma fábrica da BYD no país. “A França dá as boas-vindas para todos os projetos industriais. A BYD e a indústria automotiva chinesa são muito bem-vinda em nosso país”, declarou o Ministro das Finanças, Bruno Le Maire. Le Maire, inclusive, conversou com o presidente da China, Xi Jinping, durante visita ao país.

Xi esteve na Europa pela primeira vez em cinco anos, muito por conta da crescente tensão entre a nação asiática e a União Europeia, que está investigando eventuais benefícios às exportações chinesas para os 27 países membros da união. Enquanto a União Europeia considera aumentar a alíquota de 10% de importação para os veículos chineses, como forma de proteger seus membros dos preços agressivos praticados pelas marcas asiáticas, as montadoras chinesas buscam incentivos na Europa para construírem fábricas.

A BYD planeja inaugurar sua primeira fábrica de carros elétricos na Europa na Hungria em meados de 2026. Inicialmente, a capacidade produtiva anual será de 150 mil unidades, podendo ser dobrada para chegar a 300 mil veículos. Recentemente, a Chery assumiu o controle da antiga fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha. A fabricante pretende iniciar a produção de carros da Omoda ainda em 2024.

Ao mesmo tempo, a Leapmotor, que vendeu 21% das ações para a Stellantis, está analisando opções para produzir seus carros em uma das várias fábricas da Stellantis espalhadas pela Europa, com a Polônia sendo apontada como a escolha da empresa.

Do Automotive Business