Fris Moldu Car: Monitoramento começa e trabalhadores voltam ao trabalho

Com o compromisso da empresa fazer o pagamento de salário, os companheiros na Fris Moldu Car retornaram ontem ao trabalho depois de uma semana de greve. O monitoramento prevê o pagamento de todos os atrasados.

Os companheiros na Fris Moldu Car, de São Bernardo, retornaram ao trabalho ontem  depois de audiência realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT).

O órgão intermediou uma conciliação prevendo o início do monitoramento da fábrica a partir de segunda-feira, conforme a Justiça do Trabalho já havia determinado.

Os trabalhadores entraram em greve na quinta-feira passada por causa do atraso no salário e porque a fábrica deixou de honrar vários acordos firmados anteriormente, como a regularização do FGTS, férias, convênio médico e outros.

Na conciliação no MPT ficou acertado que a Fris pagaria o salário integral a todos ontem mesmo, e irá fazer o pagamento do vale-transporte atrasado na terça-feira, dia 17. Ficou ainda acordada a  liberação do atendimento médico aos casos de urgência até a normalização total do convênio.

Monitoramento – A partir de segunda-feira começa o monitoramento. Isto significa que técnicos da Justiça e o Sindicato irão acompanhar o andamento de metas acertadas ontem, como o pagamento de tudo que está atrasado.

“Os trabalhadores estão de parabéns pela mobilização”, disse o diretor do Sindicato, Juarez Barros, o Buda, ao frisar quer a fábrica queria dividir a companheirada para acabar com a greve.

“A cada dia o movimento ficou mais forte e o pessoal unido, mostrando para a empresa a capacidade de lutar por seus direitos”, destacou Buda.

“Eles acreditam que, com o monitoramento, a solução dos problemas serão finalmente encaminhadas”, comentou o dirigente.