Frota brasileira de eletrificados deverá superar 1 milhão no ano que vem
Depois de somar 503,7 mil veículos eletrificados na frota circulante em julho, de acordo com dados da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o Brasil caminha para alcançar importante marco no ano que vem: superar 1 milhão de veículos eletrificados em circulação. É a projeção de Murilo Briganti, COO da Bright Consulting, que espera uma frota de 600 mil a 650 mil unidades até dezembro.
A projeção considera todos os tipos de veículos leves eletrificados, desde os MHEV, híbridos leves, que devem se popularizar no País, até os 100% elétricos. Briganti disse que a tecnologia MHEV avançará para modelos de maior volume de vendas, o que impulsionará o crescimento dos eletrificados até o fim do ano que vem: “Hoje já temos a Fiat com o Pulse e o Fastback, mas outras marcas de volume também anunciarão os seus híbridos flex em breve, como a Volkswagen e a General Motors. Com isso as vendas terão um impulso maior daqui até o fim do ano que vem”.
A Peugeot, que faz parte da Stellantis, entrará na onda da eletrificação com seus dois modelos de maior volume de vendas no País, o 208 e o 2008, que serão renovados no começo de setembro e ganharão, pelo menos, uma versão híbrida flex cada um. Chegando a 1 milhão de unidades eletrificadas circulando no País a participação na frota total será de 2,5%, sendo 0,7% modelos MHEV, 0,6% veículos HEV, 0,6% para os modelos PHEV e 0,5% para os elétricos.
O número de eletropostos públicos instalados no País chegou a 12,1 mil em 2024 e deverá avançar cerca de 50% em 2025, chegando a 18 mil 450 unidades, de acordo com as projeções da ABVE. Neste ano, porém, o investimento será mais focado em carregadores rápidos, que levam menos tempo para carregar as baterias dos veículos, melhorando a qualidade do serviço oferecido aos usuários de veículos elétricos e híbridos plug-in, disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
Da AutoData