Frota de caminhões no país atinge 2,18 milhões de unidades em 2023
A frota de caminhões atingiu 2,18 milhões de unidades em 2023, o que representou um avanço de 1% sobre os 2,16 milhões de veículos registrados em 2022, conforme mostra o relatório da frota circulante divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Com 2,18 milhões de unidades, os caminhões representaram 4,6% do total da frota circulante no Brasil, que atingiu 47,12 milhões de veículos em 2023, com aumento de 0,5% sobre os 46,88 milhões de veículos em circulação no país em 2022.
O Sindipeças destaca que deste o advento da pandemia, o ritmo de crescimento da frota circulante expressa as dificuldades e transformações por que passa a indústria automotiva no país com o frágil crescimento econômico, elevado patamar da taxa de juros (Selic), restrições para o financiamento de veículos novos, desorganização das cadeias de suprimentos globais (semicondutores), mudança de mix e encarecimento dos veículos, principalmente os de entrada, e mudança no perfil dos consumidores.
O Sindipeças ressalta ainda que as categorias de comerciais leves, com 6,14 milhões de veículos em circulação no país no ano passado, 2,5% superior a 2022, e a de caminhões, com 2,18 milhões de veículos, 1% acima de 2022, foram as únicas que tiveram incremento acima da média geral em 2023. Segundo o Sindipeças, a frota de caminhões envelheceu três anos – de nove anos e seis meses em 2014, para 12 anos e dois meses em 2023. Em 2022, era de 11 anos e nove meses.
O Sindipeças informa que em 2023, 23,5% da frota de caminhões possuía idade média de 0 a 5 anos (em 2022 era 22,9%), com 513,0 mil unidades. Entre 6 e 10 anos era 16%, com 349,0 caminhões (em 2022 era 19,5%). Entre 11 e 15 anos era 29,7%, com 649,0 veículos (em 2022 era 28,9%). Entre os caminhões de 16 a 20 anos, está a fatia de 18,0%, com 392,7 mil veículos (em 2022 era 16,1%), e 12,8% do total, 279,7 mil veículos possuem mais de 20 anos (em 2022 era 12,6%).
Do Transporte Moderno