Funcionário Feliz = Lucro Maior
Um bom negócio para os dois. Com essa chamada de capa e mais seis páginas internas, a revista Exame de 15 de setembro fez matéria onde comprova com números o aumento dos lucros, a valorização das ações e redução dos custos nas empresas que implantam programas motivacionais e técnicas de gestão de pessoal para melhorar o clima organizacional.
Nunca se trabalhou tanto
Nunca as empresas se empenharam tanto na busca de resultados, na melhoria da competitividade e na luta pela sobrevivência.
Jamais os trabalhadores arcaram com tanta responsabilidade, ficaram tão expostos às cobranças e tiveram que superar tantos limites pessoais na luta por atingir metas cada vez mais distantes.
No meio dessa competição muitas empresas se destacam usando um ambiente agradável de trabalho e técnicas de boa relação com empregados, como motores para a competitividade e crescimento. Não é questão de bondade mas de estratégia.
Lucros maiores
As 500 maiores empresas no Brasil tiveram uma rentabilidade de 12,4%. Dentre essas, as 150 que utilizaram programas de motivação atingiram rentabilidade de 17,2%. Já as consideradas 10 melhores empresas para trabalhar, ou seja, com programas de motivação mais eficientes, esse índice chegou a 20,7%.
Na Inglaterra, enquanto uma extensa lista de empresas teve rentabilidade negativa de 19,8 %, as 50 que adotaram programas de gestão de pessoas, visando melhorar o grau de satisfação dos empregados cresceram quase 60%.
Vida pior
Na contramão, a renda dos empregados vem declinando ano após ano e, como conseqüência, manter os padrões de vida significa trabalhar mais e mais, abrindo mão da vida familiar, do lazer, da educação e da própria saúde. Não é um bom negócio para os dois.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente