Fundação Criança abre 652 vagas para cursos gratuitos para crianças e jovens

Os cursos da Usina vão além da arte-educação, possibilitando uma preparação para o mercado profissional e favorecendo a integração dos adolescentes com a comunidade

A Fundação Criança de São Bernardo abre inscrições nesta segunda-feira (23) para 500 vagas de cursos gratuitos dos Centros de Atendimento a Criança e Juventude (CACJ), como capoeira e teatro, e 152 vagas em cursos artísticos da Usina Socioeducativa, como fotografia e viola de arco. As inscrições vão até o dia 31 de março.

Os cursos da Usina vão além da arte-educação, possibilitando uma preparação para o mercado profissional e favorecendo a integração dos adolescentes com a comunidade. Os CACJ funcionam como centro permanente de atividades culturais, esportivas e artesanais.

Esses centros têm o objetivo de oferecer um espaço de lazer para crianças e adolescentes que moram nos bairros onde há uma unidade ou que já passaram pela Fundação Criança, por meio do Centro de Atendimento às Medidas Socioeducativo (CASE). Isso possibilita aos jovens infratores o cumprimento de medidas judiciais em meio aberto.

Os alunos que se inscreverem nos cursos da Usina Socioeducativa podem escolher entre flauta, desenho animado, canto coral, violoncelo, sonoplastia, mixagem e gravação, fanzine, arte e cinema em vídeo, fotografia, violino, viola e arco e viola de gambá (instrumento barroco de corda), sendo cada atividade em um dia da semana.

No CACJ, que já atende 500 jovens, os cursos disponíveis são: dança, circo, artes plásticas, esportes, teatro literatura, capoeira, música, teatro, desenho e esportes. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h.

Os interessados em se inscrever nos cursos da Usina Socioeducativa devem ter entre 12 e 18 anos, ser morador de São Bernardo e levar RG original na sede do programa, que fica na Rua Santa Filomena, 802 – Centro. Já para se inscrever nos cursos do CACJ, é necessário ter de 7 a 18 anos, residir em São Bernardo, apresentar no ato da inscrição documento de identidade ou certidão de nascimento e carteira de vacinação original. As inscrições duram até o preenchimento das vagas e devem ser feitas na sede dos CACJ do Parque São Bernardo, Jardim Silvina, Jardim Esmeralda, Jardim das Orquídeas, bairro Santa Cruz e Jardim Thelma.

Da Fundação Criança