Fundação Criança dá posse a Conselho Curador e Fiscal

O Conselho Curador passa a contar agora com um representante a mais da sociedade civil

O presidente da Fundação Criança de São Bernardo Ariel de Castro Alves dará posse, nesta segunda-feira (23), a partir das 14h, ao Conselho Curador e Fiscal da instituição.

O Conselho Curador passa a contar agora com um representante a mais da sociedade civil. A decisão foi aprovada após apresentação da proposta pela atual gestão, e passa a permitir a participação de movimentos sociais e de sindicatos no Conselho, o que antes não era possível, já que a instituição só permitia a participação de Organizações Não Governamentais (ONG).

Além disso, antes as entidades eram escolhidas por indicação do presidente da Fundação e agora são escolhidas por eleição em assembléia específica das entidades que fazem parte da rede Criança Prioridade 1.

Os dois conselhos possuem atribuições distintas. O Conselho Curador, formado por 14 pessoas, sendo metade por conselheiros e outra por suplentes, tem como responsabilidade aprovar o regimento interno, alterações de estatuto e fiscalizador dos recursos da instituição. Já o Conselho Fiscal, que é formado por três conselheiros e três suplentes, é responsável por organizar e apresentar os balanços dos recursos financeiros da Fundação Criança.

Os novos conselhos serão formados por secretários da Prefeitura de São Bernardo, vereadores, representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, da Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (AVAPE), do Centro de Formação e Integração Social (CAMP) e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Da Fundação Criança