Fundação Criança de São Bernardo reúne especialistas para debater os 20 anos do ECA

Medidas Socioeducativas e a evolução da Legislação de Proteção de Crianças e Adolescentes estão entre os temas abordados no seminário

A Fundação Criança de São Bernardo do Campo promove nos próximos dias 21, 22 e 23 de julho, o seminário Avanços e Desafios após 20 anos de Vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento, que reunirá especialistas e debatedores do tema como o jornalista e escritor Caco Barcellos, é voltado ao público em geral e aos profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos e na Rede de Proteção Social à Criança e ao Adolescente.

Durante os três dias serão discutidos os temas Sistema de Justiça e o Estatuto da Criança e do Adolescente, Medidas Socioeducativas, A evolução da Legislação de Proteção de Crianças e Adolescentes: uma análise à luz das Políticas Sociais; Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, O papel do Educador Social na garantia dos direitos da Criança e do Adolescente, Meios de Comunicação e os 20 anos do ECA e Trabalho com Famílias.

Entre os debatedores e palestrantes, participam do seminário o jurista e professor de direito da USP (Universidade de São Paulo) Dalmo de Abreu Dallari; o desembargador e coordenador das Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Malheiros; o jornalista e escritor Caco Barcellos; o procurador de justiça Clinton Guimarães; a professora de direito da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) Débora Costa Ramirez e o sociólogo João Clemente de Souza Neto, entre outros.

O evento será realizado no auditório da Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Sede da Fundação Criança, que fica na Rua Francisco Visentainer, 804, Bairro Assunção. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 4344-2100, pelo email eventos@fundacaocrianca.org.br ou pelo site www.fundacaocrianca.org.br.

Confira a programação do seminário abaixo:

Dia 21/07/2010

8h30- Café

9h- Abertura

9h30- Palestra Tema: Sistema de Justiça e o Estatuto da Criança e do Adolescente

Palestrantes: Clilton Guimarães dos Santos – Procurador de Justiça e membro do Conselho Superior do Ministério Público

Desembargador Antonio Carlos Malheiros – Coordenador da Infância e Juventude do Tribunal

de Justiça do Estado de São Paulo e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

 

Palestra Tema: Meios de Comunicação e os 20 anos do ECA

Palestrante: Caco Barcellos – Repórter da TV Globo, atualmente a frente do programa “Profissão Repórter”. É jornalista, autor de vários livros, entre eles “Rota 66” e “Abusado”. Na década de 80 acompanhou a investigação do assassinato do menino Fernando Ramos da Silva, o Pixote

11h- Debate

12h- Encerramento

14h- Oficina de Formação: Medidas Socioeducativas

Responsável: Simone Capela – Psicóloga Jurídica da Vara Especial da Infância e Juventude de São Paulo e professora do Instituto Sedes Sapientiae.

 

Dia 22/07/2010

8h30- Coffe

9h- Abertura

9h30- Palestra Tema: A evolução da Legislação de Proteção de Crianças e Adolescentes: uma análise à luz das Políticas Sociais.

Palestrantes:

Dr. Dalmo de Abreu Dallari – Jurista, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Comissão Internacional de Juristas.

Edson Seda – Procurador Federal, Membro da Comissão de Redação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

11h- Debate

12h- Encerramento

14h- Oficina de Formação: Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária.

Responsável: Dayse Cesar Franco Bernardi – Mestre em Psicologia Social, Psicóloga judiciária da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica do Instituto Sedes Sapientiae.

 

Dia 23/07/2010

8h30- Coffe

9h- Abertura

9h30- Palestra Tema: O papel do Educador Social na garantia dos direitos da Criança e do Adolescente.

Palestrante: João Clemente de Souza Neto – Sociólogo, professor do Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) e da Universidade Mackenzie.

Débora Costa Ramirez – Fundadora do Projeto Meninos e Meninas de Rua – Professora do curso de Direito da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

11h- Debate

12h- Encerramento

14h- Oficina de Capacitação: Trabalho com Famílias

Responsável: Nelson Aldá – Filósofo e educador.

 

Da Imprensa Prefeitura São Bernardo