Fundação Criança debate sobre o trabalho em rede

O evento abordou sobre o trabalho em rede e teve a participação de 50 entidades que atuam na área de infância e juventude

A Fundação Criança de São Bernardo do Campo, por meio da Rede Criança Prioridade I, realizou nesta quinta-feira (9), o segundo encontro do projeto Dialogando em Rede. O evento abordou sobre o trabalho em rede e teve a participação de 50 entidades que atuam na área de infância e juventude.

Na abertura do encontro, o diretor presidente da Fundação Criança Ariel de Castro Alves fez um balanço do primeiro evento que aconteceu em 13 de fevereiro e que reuniu 350 representantes de entidades. Ele também destacou a proposta de cronograma dos próximos encontros que ocorrerão nas segundas segundas-feiras do mês.

Neste encontro, o diretor presidente aconselhou cada representante a discursar sobre as expectativas em trabalhar em conjunto. “O atendimento e a proteção da criança e adolescentes são objetivos em comuns que fazem à importância desse trabalho”.

Para a coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Bernardo (CMDCA) Eliane Cristina de Oliveira Reis, é necessário envolver todas as entidades para conseguir a horizontalidade do projeto. “Firmar o compromisso é fazer com que essa rede aconteça”, esclarece. Foi discutida também a possibilidade de envolver entidades pouco estruturadas e ter sistemas informatizados para trocar informações.

A irmã Maria do Rosário Leite Cintra (uma das fundadoras da Pastoral do Menor e que também integrou a comissão de elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente) proferiu uma palestra abordando a participação e articulação da rede. “Sem articulação não há mobilização social, já que nada acontece sozinho”.

A irmã ainda destacou o funcionamento da gestão compartilhada entre a Fundação Casa e a Pastoral do Menor nas cidades de Franca e Sorocaba. Além disso, deu bons exemplos que demonstram que cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente é a melhor forma de enfrentar os projetos que defendem a redução da maioridade penal.

Serviço – A Fundação Criança informou que haverá, em data a ser definida, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Conferência Lúdica. O site da entidade (www.prioridade1sbc.org.br) também será reformulado para garantir agilidade e dinâmica em seu acesso.

Da Fundação Criança