Fundação Perseu Abramo recebe hoje o prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos
O prêmio é promovido pelo grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT do Rio de Janeiro, ONG que atua há 16 anos na promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais
A Fundação Perseu Abramo receberá, nesta sexta-feira (30), o prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos – categoria Estudos Acadêmicos , pela realização da pesquisa “Diversidade sexual e homofobia no Brasil – intolerância e respeito às diferenças sexuais nos espaços públicos e privados” em parceria com o Instituto Rosa Luxemburgo Stiftung, divulgada no primeiro semestre deste ano.
O prêmio é promovido pelo grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT do Rio de Janeiro, ONG que atua há 16 anos na promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, e tem entre suas atividades a organização da Parada do Orgulho LGBT do Rio, que será realizada no domingo (01/11). Segundo os promotores realização da pesquisa Diversidade Sexual e homofobia é uma iniciativa que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A cerimônia de premiação será no Teatro João Caetano – Praça Tiradentes, s/n, região central do Rio, a partir das 20h.
Outro prêmio
Em julho, a FPA foi agraciada com o Prêmio Direitos Humanos e Cidadania LGBT, promovido pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS), como reconhecimento pelo trabalho da Fundação contra a discriminação e o preconceito contra homossexuais.
Alguns dados reveladores
Coordenada pelo sociólogo Gustavo Venturi, a pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira com a população em geral e a segunda com gays e lésbicas. Na primeira fase, 92% dos entrevistados e entrevistadas reconheceram que há preconceito contra LGBT, sendo que 45% revelaram este preconceito de forma velada. Na segunda fase, 59% dos entrevistados e entrevistadas disseram ter sofrido discriminação por ser gay ou lésbica. Confira a pesquisa na íntegra acessando o portal da Fundação Perseu Abramo:www.fpabramo.org.br.
Do PT