Futuro da indústria é tema de série de seminários da IndustriALL-Brasil
A IndustriALL-Brasil iniciou a série de seminários “Futuro da Indústria – Desafios da Política Industrial”, com o intuito de diagnosticar os problemas da indústria brasileira por meio de recortes regionais.
Estão previstos 11 encontros setoriais pelo país e um internacional.
O primeiro seminário foi realizado na quinta-feira, 18, no Sindipolo (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Porto Alegre e Triunfo, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul). Foram discutidos os panoramas da indústria no estado e também no país.
O diretor executivo dos Metalúrgicos do ABC e presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, destacou a importância dos debates.
“Temos um acúmulo na discussão sobre política industrial e um ponto sensível e primordial para pensar qualquer processo de reindustrialização no Brasil é olhar as características dos estados. Por isso, a importância de tratar os desafios da política industrial. Começamos pelo Rio Grande do Sul, que tem acúmulo no debate sobre o tema no país”, afirmou.
Também foi apresentado o “Plano Indústria 10+”, conjunto de diretrizes proposto pelo movimento sindical para orientar o governo sobre a elaboração de políticas, programas e ações para o desenvolvimento produtivo e tecnológico brasileiro.
Após o Rio Grande do Sul, a série de seminários, que ocorre em parceria com a SASK (Suomen Ammattiliittojen Solidaarisuuskeskus) e IndustriALL Global Union, terá encontros em Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Manaus, Goiás e São Paulo, além do fechamento internacional onde será apresentado o resultado dos debates.
Com informações da IndustriALL-Brasil.