G20 se reúne nesta terça-feira (2) em Londres
Um dos debates mais importantes será a regulação do sistema financeiro. Os Estados Unidos são contra e vão defender novos pacotes de estímulos às economias. Já o Brasil e a União Europeia querem a adoção de medidas que regulem com mais força o sistema financeiro
Começa nesta quinta-feira (2), em Londres, o encontro de cúpula do G 20, que reúne as 19 principais economias do planeta mais a União Européia. Juntos, detém 88% de toda a riqueza mundial.
A previsão de recuo de 4,3% das economias dos países industrializados, divulgada na terça-feira, servirá como mais um elemento de pressão para que os chefes de Estado e de governo dessas nações apontem alternativas de reversão da crise.
Um dos debates mais importantes será a regulação do sistema financeiro. Os Estados Unidos são contra e vão defender novos pacotes de estímulos às economias. Já o Brasil e a União Europeia querem a adoção de medidas que regulem com mais força o sistema financeiro.
Protecionismo
O presidente francês,Nicolas Sarkozy, ameaça deixar o encontro caso essas medidas não sejam adotadas.
O presidente Lula, um dos participantes, disse que a regulação e a transparência das operações financeiras devem servir de bússola para os novos tempos.
Lula entende que nenhum país conseguirá superar a crise com ações isoladas. “As medidas de estímulo às economias não devem resultar em práticas protecionistas, que só agravam a crise”, afirmou.
Outros temas do encontro são o balanço das medidas já tomadas para a retomada do crescimento econômico, a ajuda aos países em desenvolvimento e aos mais afetados pela crise, a reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o pacote de R$ 230 bilhões para financiamento do comércio exterior mundial.