GAC começará a operar no Brasil com três carros elétricos da Aion

Linha inicial inclui SUVs em diferentes versões e que já passaram pelas avaliações de eficiência do Inmetro

A estratégia da GAC no Brasil vai começar com três carros elétricos da Aion. A submarca fundada em 2017 será o cartão de visitas de um dos maiores grupos automotivos da China com dois SUVs e um sedã que já passaram pelo crivo de eficiência energética do Inmetro. Os carros elétricos que a GAC vai lançar aqui e que estão na tabela 2025 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular são os Aion Y, ES e Hyptec HT.

Os três modelos, inclusive, vêm sendo submetidos a clínicas de mercado e flagrados Brasil afora. O Ayon Y é um crossover médio elétrico com 4,53 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, pouco maior que um Jeep Compass, Na China é vendido com potência de 135 cv e baterias com 63,2 kWh de capacidade.

O Aion ES, por sua vez, é um sedã médio com porte um pouco maior que o Toyota Corolla. São 4,81 metros de comprimento e 2,75 m de distância entre os eixos. Por fim, o Aion Hyptec HT, que também será oferecido no Brasil pela GAC em duas configurações. O arrojado SUV-cupê elétrico tem portas traseiras com abertura asa-de-gaivota.

Bom lembrar que em junho de 2024 a GAC revelou investimento de US$ 1 bilhão no Brasil até 2029. Os aportes incluem produção local. Além disso, a fabricante chinesa prometeu sete carros já em 2025. Inclusive de outras marcas, como a linha de SUVs GS3 e GS4, que usam motores híbridos plug-in.

Do Automotive Business