GAC vai produzir carros no Brasil em fábrica que faz Mitsubishi
Anúncio será no Salão do Automóvel; objetivo da marca chinesa é ter 50 mil carros montados no Brasil por ano
Há pouco menos de um mês, havíamos publicado que a GAC e a brasileira HPE, empresa brasileira que representa Mitsubishi e Suzuki no Brasil há décadas, estavam próximas de anunciar um acordo para a produção de veículos da marca chinesa no Brasil. Agora, podemos dizer que a parceria foi selada e o anúncio será feito no Salão do Automóvel de São Paulo.
Procuradas por Autoesporte, montadora chinesa e HPE não comentaram o caso. Em outubro, o presidente da GAC International, Wayne Wei havia dito que “a HPE deve ser a parceira da GAC”. Na ocasião, as negociações ainda estavam em andamento. Com a proximidade do fim do ano, bem como a vitrine que o Salão do Automóvel representa, o acordo foi finalmente fechado.
Os detalhes sobre a operação e os modelos escolhidos pela GAC para a produção seguem sob sigilo. O “namoro” entre HPE e GAC não é novo. Em maio, durante visita do presidente Lula à China, foi noticiado que o acordo entre as empresas estava fechado. No entanto, logo na sequência, as negociações parecem ter travado. Agora, tudo caminha para um desfecho positivo.
Antes mesmo da assinatura do contrato, o presidente da GAC International falou sobre os planos para a fábrica brasileira. Segundo o chefão, o objetivo, já com a produção estabelecida, é fazer 50 mil carros por ano em um primeiro momento. Considerando que a unidade de Catalão tem capacidade para 100 mil unidades, mas tem produzido cerca de 20% deste volume, o plano parece bastante plausível. A GAC já havia anunciado um investimento de US$ 1,3 bilhão no Brasil. Montante considerável será usado na implantação da produção local. No entanto, a quantia exata só será definida após a assinatura do contrato.
Do AutoEsporte