General Motors encerra produção do Joy em São Caetano, mas promete manter empregos
Modelo era feito apenas para exportação e montagem seguirá em atividade na Colômbia, em fábrica que recebeu investimento de US$ 50 milhões
A General Motors encerra no final de outubro a produção de um volume derradeiro para exportação do compacto Chevrolet Joy em São Caetano do Sul (SP). O carro saiu de linha no mercado brasileiro no ano passado. O modelo passará a ser montado, a partir de 2023, na unidade produtiva que a montadora mantém na Colômbia, a chamada GM Andina, que este ano recebeu aporte de US$ 50 milhões.
Segundo a montadora, a finalização da produção abrirá espaço físico para que seja finalizada a linha onde será montada a picape Montana, que estreia no mercado no ano que vem. Os funcionários que integram o quadro responsável pela montagem do Joy, ainda de acordo com a fabricante, serão absorvidos pelo quadro que montará a nova picape.
Por outro lado, o sindicato dos metalúrgicos da região afirmou ao jornal Diário do Grande ABC que a fabricante pretendia demitir os trabalhadores envolvidos na produção do Chevrolet Joy e que, na quarta-feira, 26, haveriam negociações entre as partes para que a medida não ocorresse na unidade. À reportagem da Automotive Business a montadora, via assessoria de imprensa, afirmou que o quadro será absorvido e que, portanto, não haverá demissões.
O Chevrolet Joy nada mais era do que a segunda geração do compacto Onix em sua segunda geração. Com o início da produção da terceira geração do modelo, em Gravataí (RS), a montadora alterou o nome do veículo e transferiu a sua linha de montagem para São Caetano, que também produz o SUV Chevrolet Tracker. O modelo saiu de linha no mercado brasileiro em 2021 e ficou sendo vendido nos mercados vizinhos, como Argentina e Colômbia, por exemplo.
Do Automotive Business