Gigantes do setor de caminhões processam a Califórnia por regras de emissões

Uma batalha judicial de grande impacto está em andamento na Califórnia, colocando quatro das maiores fabricantes de caminhões do mundo contra as rigorosas leis ambientais do estado.  Daimler Truck North America, Volvo Group North America, Paccar e International Motors entraram com uma ação judicial alegando que o estado não pode mais impor seus próprios padrões de emissões para caminhões pesados.

A disputa central gira em torno de uma decisão recente do presidente dos EUA, Donald Trump, que cancelou isenções federais que permitiam à Califórnia definir metas mais ambiciosas de emissões. Essas isenções eram a base da “Clean Truck Partnership”, um acordo que buscava acelerar a transição para caminhões elétricos e a hidrogênio. Com o fim das isenções, as fabricantes argumentam que estão em uma situação de incerteza, sem saber quais veículos poderão vender no futuro.

A Califórnia tem um longo histórico de liderar políticas ambientais mais rígidas do que o governo federal, uma autoridade concedida pela Lei do Ar Limpo desde 1970. A remoção dessas isenções, no entanto, é parte de um esforço mais amplo da atual administração federal para limitar a autonomia ambiental do estado.

O processo, movido no Tribunal Distrital dos EUA em Sacramento, definirá o futuro do transporte rodoviário. Se a Califórnia perder, terá que seguir as normas federais menos rigorosas, o que pode desacelerar seus esforços para ter uma frota de caminhões mais limpa. Se vencer, as fabricantes terão que se adaptar a alguns dos padrões mais exigentes do país, impactando a produção e o mercado em nível nacional.

Do Garagem360