GM anuncia novo investimento em lítio para baterias na Argentina
Montadora quer garantir suprimentos para a produção de baterias Ultium para sua nova linha de veículos elétricos
A GM segue acelerando seu plano estratégico de transição energética. E ele passa fundamentalmente pelo aumento na produção de baterias para carros elétricos, o que depende do lítio, que a empresa irá suprir com o anúncio de um novo investimento em mineração na Argentina.
Trata-se de um investimento de US$ 450 milhões no startup de mineração de lítio EnergyX, uma empresa sediada no Texas e em Porto Rico que opera na Argentina, Bolívia e Chile e oferece uma tecnologia revolucionária para reduzir o custo da produção de lítio através de métodos de extração mais eficientes.
Principal diferencial, o método próprio da EnergyX consiste na extração direta de lítio, com o objetivo de produzir o metal com custo mais baixo e menor pegada ambiental se comparado a outros métodos, como o das minas a céu aberto ou lagoas de evaporação. Isso despertou o interesse da GM, que utilizará o componente para produzir suas baterias Ultium para veículos elétricos.
Os cientistas da GM trabalharão em conjunto com a startup para escalar esse método de extração direta, que é tido o método mais eficiente para extrair lítio de fontes de salmoura e evita o refino, considerado um gargalo na cadeia de suprimentos para a mobilidade elétrica. Vale lembrar que o investimento na EnergyX não é o primeiro movimento da GM nesse campo na Argentina. Recentemente, a empresa norte-americana assinou um acorde de cooperação com a empresa de mineração Livent.
Do InsideEVs