GM aplicará R$ 300 milhões em Joinville para fazer motor de híbrido flex
A General Motors aplicará R$ 300 milhões em sua unidade instalada em Joinville, no norte de Santa Catarina, onde produz motores para a linha atual de modelos nacionais da Chevrolet. O foco é fazer propulsores para carros mais eficientes e híbridos flex. A fábrica catarinense é a mais nova da GM no Brasil e produz atualmente os motores CSS Prime com 1.0 e 1.2 litro, ambos com versões a gasolina ou flex, bem como com aspiração natural e turboalimentação.
Esses motores são usados nos modelos Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, sendo ambos de três cilindros e com injeção multiponto, porém, a modernização da fábrica garantirá a introdução da injeção direta de combustível nas versões turbinadas.
Além disso, os motores turbinados receberão adiante o pacote de eletrificação com o sistema MHEV de 48 volts, composto de motor/gerador elétrico no lugar do alternador com suas polias e correia, assim como o conversor de voltagem, a bateria de lítio de 48 volts e ajuste da ECU, entre outros.
Inicialmente a GM modernizará a linha para que os motores CSS Prime atendam ao Proconve L8, o que sugere a introdução da injeção direta de combustível, mais eficiente (e cara) que os bicos injetores externos. Sem pressa, a GM preparará dois modelos que terão o sistema MHEV para serem servidos como “híbridos flex”, sendo que pelo menos um deles será um SUV de porte médio.
Do Notícias Automotivas