GM: Colômbia terá ou não fábrica de carros elétricos?
Nas últimas semanas, a Colômbia se agitou com a possibilidade de ter uma fábrica de carros elétricos e mais, da Colmotores que, “traduzindo”, significa General Motors. A coisa toda se deu por conta de um entre empresários locais, membros do governo e representantes da GM, no caso Shilpan Amin, presidente da GM International, e Santiago Chamorro, chefe da GM South America.
No encontro, a GM sondou o governo colombiano sobre a possibilidade de o país ser o primeiro da América do Sul a fazer carros elétricos da empresa, o que as autoridades locais apontaram que sim. A GM teria acenado com um estudo, porém, nada certo sobre a localização de uma linha de montagem de carros elétricos.
Diante de questionamentos sobre o assunto, a resposta da GM foi corporativa: “Estamos sempre vendo oportunidades de novos projetos nas operações onde temos manufatura e o governo da Colômbia está focado na transição energética. No entanto, isso não foi uma confirmação nossa. No momento estamos trabalhando com o Governo da Colômbia na promoção da reindustrialização”.
Das plantas da GM, pelo menos uma no Brasil poderia ser convertida para produção de baterias de modo a evitar o fechamento, mas caso contrário, a empresa não deixará de construir uma planta ecológica aqui. A Argentina, como fonte de lítio, pode ainda acabar levando essa unidade. Bem, por ora, é que o podemos imaginar da GM, que insiste em não apostar no etanol e muito menos em híbridos flex por aqui.
Do Notícias Automotivas