GM corta produção com férias coletivas
Funcionários das três fábricas no Brasil terão folga em junho
A General Motors concedeu férias coletivas para funcionários de suas três fábricas de veículos no Brasil em São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Em junho os trabalhadores deixarão as linhas de produção entre 12 dias e um mês, dependendo da unidade. Dessa forma, a companhia reduz o ritmo de produção no momento de retração das vendas, situação que pode se aprofundar durante a Copa do Mundo, que provavelmente reduzirá o número de dias úteis para emplacamentos e ainda afetará o interesse do consumidor em comprar carro.
A companhia não revela quantos trabalhadores foram afetados pela medida. Apenas em São Caetano cerca de 600 pessoas entrarão em férias, segundo o sindicato dos metalúrgicos da região. Todos eles são do terceiro turno de produção da fábrica. Enquanto isso o primeiro e o segundo turno continuam com operação normal. Paralelamente, os 21,5 mil colaboradores da organização no Brasil interromperão as atividades nos dias 12, 17 e 23 de junho, quando o Brasil joga no mundial.
Comunicado distribuído pela General Motors detalha que os funcionários da fábrica de São Caetano sairão de férias entre 12 e 29 de junho. Na planta de São José dos Campos o período é o mesmo para os colaboradores da linha de comerciais leves e vai de 12 a 23 de junho para operários da área de transmissões e CKD. Em Gravataí as férias coletivas serão mais extensas, vão de 12 de junho a 11 de julho e afetam funcionários do terceiro turno de produção.
Da Automotive Business