GM cria software de código aberto e espera que concorrentes usem
Montadora quer acelerar e simplificar a criação de software na indústria automotiva
A General Motors (GM) anunciou a criação de seu próprio protocolo de software de código aberto. A montadora diz que se trata de uma espécie de ponto de partida para que outras montadoras e a cadeia automotiva como um todo possam desenvolver seus próprios sistemas. A ação visa “acelerar o desenvolvimento de software simplificando a criação de software que é distribuído em vários dispositivos nos veículos, bem como na nuvem e no celular”, descreveu a fabricante de veículos.
Segundo a GM, o código aberto é uma oportunidade de trabalhar em toda a indústria com projetos de software benéficos para todos os clientes. Isso porque os componentes de software conversam entre si e se comunicam para trocar informações. Um dos maiores desafios atuais da indústria automotiva é acelerar o desenvolvimento de veículos definidos por software.
Nos últimos anos, as montadoras foram responsáveis por uma série de contratações de desenvolvedores e programadores no intuito de trazer mais sofisticação técnica para seus veículos. De acordo com o site “The Verge”, a recente onda de demissões no Vale do Silício deu às fabricantes de carros mais oportunidades de aumentar sua gama de bons profissionais de tecnologia.
O resultado foi o lançamento de mais carros com recursos de software continuamente atualizados. A Tesla foi a primeira empresa a disponibilizar atualizações de software over-the-air, ou seja, sem a exigência de um hardware especial. A principal ferramenta da GM nesse sentido é o Ultifi, uma plataforma de software prevista para integrar os automóveis ainda em 2023. A fabricante diz que o software permitirá atualizações, serviços de assinatura e “novas oportunidades para aumentar a fidelidade do cliente”.
Do Automotive Business