GM detalha estratégia de elétricos que representa “histórica reinvenção da companhia”
Marca detalha nova estratégia para veículos elétricos
Representada pelo Chevrolet Bolt, a gama de carros elétricos da GM vai crescer em breve. Após várias notícias e rumores, a marca divulgou uma nota oficial com a nova estratégia para eletrificação da frota nos próximos anos. O plano tem como destaques a estreia de uma nova plataforma modular global, um sistema de propulsão flexível e as novas baterias com o conceito Ultium.
O objetivo é atender todos os segmentos de mercado, dos mais populares que buscam apenas um meio de transporte urbano eficiente e acessível até aos mais luxuosos que buscam as últimas novidades em termos de tecnologia e alta performance em termos de desempenho. “Milhares de cientistas, engenheiros e designers da GM estão trabalhando na execução de uma histórica reinvenção da companhia”, disse Mark Reuss, Presidente da GM.
As baterias Ultium foram desenvolvidas em parceria com a LG Cell e são construídas de forma que podem ser dispostas na vertical ou horizontal no módulo, permitindo otimizar o armazenamento de energia e o layout de acordo com o design de cada veículo. A produção em massa dessas baterias vai levar a redução dos custos a um patamar inferior a US$ 100/kWh, um valor perseguido pela indústria e que permitirá baratear o preço final dos carros elétricos. Sua composição com baixo conteúdo de cobalto e conceitos avançados de produção ajudarão a reduzir ainda mais o custo.
Projetada para reduzir a complexidade de construção dos veículos elétricos, a nova plataforma modular, projetada em conjunto com o sistema de propulsão flexível, permitirá à marca uma ampla economia de escala e a criação de uma gama de modelos como picapes, SUVs, crossovers, automóveis de passeio e veículos comerciais. Para exemplificar, a GM pretende reduzir para apenas 19 opções de configuração de baterias e propulsores para a linha de veículos elétricos.
Do InsideEVs / GM / 04.06.2020