GM diz que vai parar de exportar veículos dos EUA para a China

A decisão da montadora americana ocorre em meio às discussões contínuas entre Estados Unidos e China sobre tarifas e outras questões comerciais

A General Motors (GM), dona da Chevrolet e outras marcas automotivas, informou, no fim de semana, a seus funcionários e concessionárias da unidade de exportação para a China que deixará de enviar veículos dos Estados Unidos para o mercado chinês. A decisão ocorre em meio às discussões contínuas entre Estados Unidos e China sobre tarifas e outras questões comerciais.

A GM exportava veículos para a China a partir dos Estados Unidos por meio da Durant Guild, sua divisão de importação de modelos “premium”, que representava menos de 0,1% do volume vendido pela montadora no país asiático, segundo um porta-voz.

“Devido a mudanças significativas nas condições econômicas, decidimos reestruturar a Durant Guild e, consequentemente, otimizar as operações da GM na China”, disse o porta-voz em comunicado.

Produtos importados pela China a partir dos Estados Unidos enfrentavam tarifas superiores a 100% antes de os dois países chegarem a um acordo para reduzi-las por 90 dias. Em abril, a rival da GM, Ford Motor, também suspendeu suas exportações para a China.

Do Valor Econômico