GM do Brasil entra no desenvolvimento de carros elétricos

A General Motors colocou sua estrutura de engenharia instalada no País a serviço do desenvolvimento, de testes e homologações de carros elétricos. Segundo Santiago Chamorro, presidente da empresa na América do Sul, para além de vender na região modelos a bateria importada, este é o passo inicial para participar do plano global de eletrificação da companhia, que coloca todas as suas fichas nos veículos 100% elétricos, sem passar pelos híbridos.

Conforme antecipado no ano passado a GM pretende ampliar seu portfólio de modelos elétricos no Brasil e outros países sul-americanos como Chile e Colômbia. Após iniciar as vendas do novo Chevrolet Bolt EV no mercado brasileiro, em setembro, Chamorro confirmou que já estão em testes no País os próximos quatro da fila de elétricos a serem lançados até o fim de 2024: a versão SUV Bolt EUV, a nova Blazer EV, o SUV Equinox a bateria e mais um veículo a ser revelado “mais adiante”, segundo o executivo.

Todos estes veículos já passaram ou estão passando por testes, adaptações e homologações para venda em mercados sul-americanos no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, SP, e no Centro Tecnológico de São Caetano do Sul, SP. Também estão envolvidos nos investimentos recentes os 250 engenheiros contratados no fim de 2021 para reforçar a equipe do Centro Tecnológico em São Caetano, que exporta serviços de engenharia para outras unidades da companhia em vários países.

A GM não divulgou o valor específico já investido no campo de provas para testar e adaptar seus modelos elétricos, mas afirma que os aportes fazem parte do pacote de investimentos nas unidades paulistas da empresa, de R$ 10 bilhões, anunciado em 2019 para cobrir o período até 2025 – mas Chamorro admite que o programa possivelmente acaba antes disso e um novo ciclo deverá ser anunciado. Apesar da multiplicação de lançamentos de elétricos a GM ainda não tem planos concretos para produção deles no Brasil.

Da AutoData/Pedro Kutney