GM é o principal alvo de clientes da Ford
Levantamento da Megadealer e Auto Avaliar aponta que 24% dos donos de veículos Ford trocaram por modelos Chevrolet em 2020
Os veículos da Chevrolet, marca da General Motors, são a preferência da maioria dos clientes Ford que trocaram de carro em 2020. O levantamento Performance Veículos Usados 2020 (PVU) sobre o comportamento do mercado de veículos usados realizado pela Megadealer, com base nos dados da AutoAvaliar, aponta que 24% dos consumidores Ford que trocaram de carro no ano passado optaram por um Chevrolet.
Os dados consideram apenas os consumidores que realizaram a troca por outra marca e exclui os 40% dos clientes Ford que compraram veículos usados, mas que continuaram com modelos da marca – neste caso, Ka e EcoSport representaram 70% dessas aquisições. A Hyundai ficou como a segunda opção dos clientes Ford que trocaram de carro e de marca no ano passado, com 15%, seguida pela Fiat (14%) e Volkswagen (13%).
Segundo Fabio Braga, diretor da MegaDealer no Brasil, é evidente que a saída da Ford da indústria nacional impacte ainda mais o mercado de usados no Brasil em 2021. O executivo mencionou que antes do anúncio da montadora, no último dia 11 deste mês, a cada 100 carros usados que entravam nas concessionárias para serem revendidos, apenas um deles era da Ford; depois do dia 11, esse número passou a ser cinco Ford a cada centena.
Ao apresentar os dados, Braga acrescenta que a partir de agora haverá uma corrida entre as marcas para abocanhar parte da participação de 7% da Ford no mercado nacional, índice registrado pela marca norte-americana em 2020. “A grande pergunta é quem vai ocupar esse espaço que corresponde a algo entre 80 mil e 90 mil veículos por ano”, disse. Comentou ainda que há registro de concessionárias que já entraram nessa briga, oferecendo pagar os valores da tabela Fipe para modelos como EcoSport para o cliente que desejar trocar de carro.
Do Automotive Business